
''A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.'' - Rousseau
Sugestões de Multimédia
''O rapaz do pijama ás riscas''
Título original: The Boy in the Striped Pyjamas
Realização: Mark Herman
Ano: 2008
Elenco: Asa Butterfield, David Thewlis, Rupert Friend, Vera Farmiga
Género: drama, guerra
Classificação: M/12
Duração: 94 minutos
Um rapaz de oito anos, Bruno, é o protegido filho de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde Bruno não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras. Este filme, retrata em si a exclusão social vivida nos tempos de regimes repressivos e totalitários. A propaganda nazista cumpriu uma função crucial para disseminar o mito da "comunidade nacional" para os alemães, que desejavam a unidade, o orgulho e a grandeza nacional, bem como a eliminação da rígida estratificação social do passado. Porém, um aspecto mais sinistro do mito nazista era que nem todos os cidadãos alemães eram bem-vindos à nova comunidade. A propaganda ajudava a definir quem seria excluído da nova de sociedade e justificava as medidas contra os "isolados": judeus, ciganos Sinti e Roma, homossexuais, dissidentes políticos e alemães considerados geneticamente inferiores e nocivos à "saúde nacional". Desta forma, os nazistas usaram da xenofobia associada ao racismo atribuindo a indivíduos e grupos sociais atos de discriminação para amalgamar o povo alemão contra o que era diferente. A escravização dos povos da europa ocidental e a perseguição aos judeus eram as provas pretendidas pelos nazistas da superioridade da raça ariana sobre os demais grupos diferentes e raciais também.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=j7hnT1znR4g
''12 Anos Escravo''
Título original: 12 Years a Slave
De: Steve McQueen
Com: Chiwetel Ejiofor, Michael K. Williams, Michael Fassbender
Género: Drama
Outros dados: GB/EUA, 2013, Cores, 134 min.
Links: Site Oficial
EUA, 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um negro livre, vive em Nova Iorque com a mulher e as duas filhas. Leva uma existência tranquila, entre os dotes de carpinteiro e o talento para tocar violino. Atraído pela ideia de uma vida melhor, aceita o convite de dois homens para entrar numa digressão. Porém, a glória e o lucro prometidos transformam-se num pesadelo quando, após uma noite de copos, ele acorda acorrentado. A partir desse momento, torna-se escravo. Agora é tratado por Platt, nome que lhe dão para esconder a sua condição de homem livre, e é violentamente forçado a omitir a sua identidade. É comprado pelo dono de uma plantação no Louisiana, onde passará 12 anos até ser finalmente libertado.
Um filme dramático realizado por Steve McQueen ("Vergonha", "Fome"), que procurou aprofundar a história da escravatura nos EUA e abordá-la segundo uma perspectiva mais realista, a partir de factos verídicos. Força-nos a encarar um retrato nu e cru de uma das práticas mais terríveis que o ser humano já protagonizou.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=a7c5ReE70tI
''Precious''
Data de lançamento 12 de fevereiro de 2010 (1h 49min)
Direção: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton mais
Gênero Drama
Nacionalidade Eua
O filme conta a trajetória de Claireece “Preciosa” Jones, uma garota negra que sofre diversas dificuldades. Quando criança, é abusada e violentada pelos pais. Cresce pobre e passa por uma série de discriminações por ser analfabeta e acima do peso. Após muita insistência pessoal e com a ajuda de uma educadora que muito acredita na sua possibilidade de mudança. Este filme, ajuda-nos a compreender matérias lecionadas na disciplina de Sociologia, tais como a familia, a violência intrafamiliar, a pobreza e a exclusão social.


