
''A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.'' - Rousseau
Sugestões de Leitura
Paperback: 160 pages
Publisher: Arcade Publishing
(April 27, 2011)
Language: English
ISBN-10: 161145025X
ISBN-13: 978-1611450255
Disponível em:
http://www.amazon.com/The-Stoning-Soraya-
M-Injustice/dp/161145025X
Um jornalista iraniano fez neste livro o relato de uma mulher jovem (35 anos) assassinada barbaramente numa aldeia do Irão, no no de 1986. O testemunho denuncia práticas consuetudinárias, enraizadas nas comunidades desde tempos idos, a lapidação de mulheres (e homens) condenados de adultério. Todo o processo decorre num ambiente ambíguo e arbitrário de justiça popular.
Uma realidade oculta e que este testemunho tem ajudado a denunciar por todo o mundo dito civilizado. O jornalista pagou bem caro a sua ousadia – foi condenado à morte in absentia – e é dever de qualquer muçulmano no mundo matá-lo. Vive em ostracismo em França desde a data da publicação do livro. Existe diversidade cultural no mundo, mas nada justifica que se acusem injustamente mulheres e as assassinem de forma bárbara. A lapidação é, objetivamente, um crime contra as mulheres, um crime e ofensa contra toda a humanidade. Há diversidade cultural humana, mas existem práticas que pura e simplesmente têm de ser erradicadas – em nada contribuem para o progresso da humanidade. De nada serve invocar a defesa do património cultural e as tradições segundo a ideia do relativismo cultural. Quem pode ficar indiferente perante estas atrocidades? Até que se consiga eliminar em definitivo, quantas mais Sorayas terão sofrido o mesmo destino?
Consulte-se também a seguinte hiperligação com uma descrição exaustiva do caso de Soraya M. e das suas implicações. Mostra bem como o progresso moral no mundo é um combate bem vivo e pelo qual devemos tomar consciência e agir para alterar as entalidades. Nem todos os valores culturais e práticas são boas e merecem o nosso repúdio. http://chadelimadapersia.blogspot.pt/2012/09/o-apedrejamento-de-soraya-m-uma.html
Cultura de Mediação e Mudança Social
de Maria Carme Boqué Torremorell
Código: 34174
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 96
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-34174-7
Coleção: Ciências da Educação - Século XXI
Existimos num mundo em permanente mudança. De mudanças cada vez mais aceleradas. Sempre houve conflitos, mas hoje surgem em múltiplas formas, em múltiplos níveis, e afetam todos os seres humanos. Também sempre existiram mediadores de conflitos, pessoas sábias, conciliadoras, respeitadas pelas suas comunidades, a quem se recorre para resolver um desentendimento entre duas partes.
Na época moderna sentiu-se a necessidade de dar mais um passo: da intuição e do conhecimento empírico para o desenvolvimento procedimental do processo de mediação. A partir do universo anglo-saxónico, a mediação emerge em todo mundo como uma ferramenta essencial para o entendimento a nível pessoal, comunitário, social e político, em formas mais ou menos institucionalizadas.
O meio académico tem feito avanços no sentido de teorizar a prática da mediação, estudar as suas origens, procedimentos, modelos e tentar prever o seu futuro.
A presente obra apresenta, de uma forma simultaneamente clara e profunda, um estudo de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam conhecer o processo de mediação e os diferentes modelos que se foram desenvolvendo.
A autora acredita no papel transformador e humanizador da mediação, que poderá passar de simples instância do processo judicial ou uma alternativa ao mesmo para o lugar central de uma nova cultura universal.
A Globalização - Emergências e Fragmentações
Pierre-Noël Giraud
Edição em Português
Publicado em 10/2014
A crise financeira e a crise das dívidas públicas, cujas consequências têm sido a recessão económica e empobrecimento em numerosos países, têm contribuído para que o debate sobre a globalização tenha agora lugar em patamares mais radicais como, por exemplo, o próprio futuro do capitalismo. Que futuro, então? As empresas globais são os novos donos do mundo? Os Estados têm ainda algum papel "regulador" a desempenhar? Pierre-Noël Giraud dá a estas questões respostas lúcidas e consistentes.
O Fim da Pobreza
Jeffrey Sachs
Edição em Português
As ideias deste livro têm um magnetismo que ninguém esquecerá: o fim da pobreza. É um desafio difícil de ignorar. A fome, a doença, o desperdício de vidas que a pobreza extrema constitui são uma afronta a todos nós. Para Jeffrey Sachs, trata-se de uma equação difícil, mas com solução. Acho que não nos podemos dar ao luxo de não o fazer." Bono Oito milhões de pessoas morrem todos os anos porque são demasiadamente pobres para sobreviver. "O Fim da Pobreza" traça um plano alternativo da forma como as podemos salvar. Pela primeira vez na História, a nossa geração tem a oportunidade de acabar com a pobreza extrema em que vivem muitas nações do mundo. Mas como é possível acabar com a miséria que aprisiona mais de mil milhões de pessoas? Jeffrey Sachs, conselheiro especial do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan e, no dizer do New York Times, «talvez o mais importante economista do mundo», tem aconselhado os líderes de mais de 100 países – da África à Índia e da Polónia à Bolívia – sobre desenvolvimento económico e redução da pobreza, tem a resposta. Nesta obra, Sachs explica como a pobreza tem sido combatida e como, por meio de passos exequíveis, é possível fazer progressos reais junto daquela enorme fatia da Humanidade que continua a viver na miséria. De referir, como exemplo, a forma de estabelecer parcerias com os mais ricos, o pouco que isso custa e o modo como toda a gente pode ajudar. Jeffrey D. Sachs é director do Instituto da Terra (Earth Institute), professor de Desenvolvimento Sustentável, de Políticas de Saúde e de Gestão na Universidade de Colúmbia, conselheiro especial do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e director do Projecto Milénio da ONU, sendo internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho como conselheiro económico de governos da América Latina, Europa de Leste, Ásia e África. Prefácio de Bono. Prefácio à edição portuguesa de Pe. Vítor Melícias.
O Que Sabemos Sobre a Pobreza em Portugal
Aurora A. C. Teixeira, Vários,
Sandra T. Silva, Pedro Teixeira
Edição em Português
Publicado em 07/2010
Um livro muito importante que reúne um conjunto de contributos de elevada qualidade e rigor científico sobre as questões da Pobreza e Distribuição de Rendimentos. Temas abordados na obra: a pobreza, direitos humanos e democratização da economia; os desafios da pobreza; o microcrédito como instrumento de robustecimento da Economia Social; a relação entre educação e pobreza em Portugal; os diferenciais salariais de género e educação em Portugal; a desigualdade, pobreza e habitação; os indicadores sociais. Com reflexões de reputados investigadores na área da pobreza e desigualdades sociais e diversas entidades, entre as quais a Federação Portuguesa do Banco Alimentar Contra a Fome e CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.




