top of page
Ação Social: Modo como os indivíduos interagem na sociedade em função da estrutura social existente.
 

Amostra representativa: Subconjunto populacional com as mesmas características das do universo

 

Análise de conteúdo: Constitui “um conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando obter, por procedimentos sistemáticos e objectivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que permitam a inferência de conhecimentos relativos ás condições de produção/recepção destas mensagens ”, ou seja, esta permite identificar ideias comuns relativamente a diversos tópicos, no discurso dos entrevistados, nas noticias dos órgãos de informação, entre outros documentos, a fim de lhes conferir um significado e, dessas forma, compreender o sentido das informações que estão a ser analisados.

 

Análise extensiva: É a “a observação, por meios de perguntas directas (entrevistas) ou indirectas (questionário0s), de populações relativamente numerosas, colocadas em situações reais, a fim de obter respostas susceptíveis de serem manejadas, mediante uma análise quantitativa”, ou seja, a investigação assume uma natureza extensiva se tiver em conta não a profundidade dos conhecimentos que se adquirem sobre o fenómeno em estudo, mas a quantidade desses elementos, nesta abordagem torna-se obrigatório que o numero de sujeitos que constituem o nosso estudo seja elevado e que consigamos obter respostas a perguntas semelhantes. Desta forma, poderemos encontrar regularidades nos comportamentos e generalizar para situações semelhantes.

 

Análise intensiva: Consiste no estudo em profundidade de um fenómeno social. Assim, procura-se conhecer o maior número de informações sobre o fenómeno, seja através da análise e observação de situações reais, seja através das informações obtidas directamente juntos dos indivíduos que fazem parte da investigação, isto é, do público-alvo. Nestes casos específicos, mais importante do que o número de indivíduos ou de fatos incidentes que se estudam são a “profundidade” e a “singularidade” das informações obtidas as quais exigem uma proximidade do investigador ao fenómeno ou publico investigado, uma postura quase de “investigação antropológica” (investigação que abrange todas as suas dimensões, de maneira totalitária). O exemplo máximo deste tipo de estratégias é o estudo de caso, que o objeto de estudo pode ser apenas uma empresa, um trabalhador ou um acidente. Nesta perspetiva, a investigação é tão intensa e profunda que ficamos a conhecer “todas” as razões que explicam o problema.Entrevista: procedimento de recolha de informações que utiliza a forma da comunicação verbal, este método é bastante utilizado para a recolha de dados em investigação social.

 

 

Agregado social: é uma coletividade não estruturada em que pode existir proximidade física entre indivíduos, e até finalidade e objetivos comuns, mas as interações só duram alguns momentos e não têm continuidade no tempo. É o caso dos ajuntamentos, das filas de espera de transportes públicos ou para almoçar no refeitório escolar, manifestações políticas de protesto, o público que assiste a um concerto de música, uma multidão que assiste a um acidente de viação, etc.

 

 

Agente de socialização: São os diferentes intervenientes no processo de socialização dos quais se destacam a família, a escola, os amigos, os meios de comunicação social e a Igreja, por exemplo.

 

 

Atores sociais: Os atores sociais manifestam interesses sociais, econômicos, políticos, culturais de forma articulada, geralmente expressos através de formas percetíveis e legítimas.

 

 

Agentes de mudança: Elementos da situação social concreta que favorecem (ou 

desfavorecem), encorajam ou atrasam a influência de um ou vários fatores de mudança 

permitindo que os fatores exerçam a sua influência ou, pelo contrário, anulem a ação dos 

fatores. Um dos exemplos de exemplos de mudança são as elites. A aceitação de mudança e a 

rapidez com que esta se processa dependem, entre outros fatores, da ação de certos 

indivíduos e grupos. Por vezes, a mudança é mais facilmente aceite em função das pessoas que 

a propõem ou que vêm ao terreno apoiá-la, mesmo que não detenham qualquer poder 

institucional. Efetivamente, o facto de se ter sido um herói nacional, de se ser uma estrela de 

cinema ou um modelo bem-sucedido dota os indivíduos de uma certa influencia, de um 

carisma capaz de fazer os outros aceitar as suas propostas.

 

Anomia: Indefinição normativa ou enfraquecimento das normas. Numa situação de 

enfraquecimento das normas ou de indefinição normativa, um parte da população deixa de se 

identificar com os valores da sociedade e não respeita as normas sociais, verificando-se uma 

quebra da coesão interna das sociedades. Nas sociedades modernas, utilizam-se novas 

tecnologias e reinventam-se novas formas de pensar a vida ou a religião, a desadaptação dos 

indivíduos ás normas faz-se sentir com certa intensidade . As situações de mudança  tornam-se 

um fator de instabilidade e do desenvolvimento de comportamentos anómicos.

Aculturação: O comércio, o turismo, as migrações e o contacto, físico ou através dos modernos meio de comunicação, os povos com hábitos, tradições e modos de vida diversos, dão origem a processos de intercâmbio comercial, científico, técnico, artístico e cultural. Estas trocas traduzem-se na aquisição de elementos materiais e espirituais de uma cultura por outra, processo designado por aculturação.
Pelo facto de o processo de aculturação dar origem à perda de elementos culturais das comunidades, podem verificar-se fortes sentimentos de perda de identidade, eventualmente acompanhados de manifestações, mais ou menos violentas, de rejeição dos novos valores e modelos culturais.
O processo de globalização, ao reduzir as distâncias geográficas e físicas, aproxima os povos mas torna as diferenças culturais mais visíveis, o que obriga a um esforço de tolerância relativamente às diferenças e de respeito pelas identidades culturais. Povos e culturas têm de aprender a coabitar com modos de pensar e de viver diversos.

Aldeia Global: Fenómeno derivado do progresso das técnicas nas áreas da informação e da comunicação que permitiu reduzir as distâncias entre os países e os seus povos. Vemos e sabemos tudo o que se passa no mundo, tomamos contacto com povos e culturas diferentes, as distâncias físicas e culturais reduzem-se – o mundo transformou-se numa aldeia global.

Assimilação: Política promovida pelos governos que estabelecem que as minorias devem adotar os valores públicos fundamentais, a cultura da sociedade de acolhimento e perder a sua identidade cultural.

bottom of page