top of page

''A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.'' - Rousseau
Factos Sociais: São factos decorrentes da vida em sociedade e traduzem-se por maneiras gerais de agir, pensar e sentir, "impostas" pela sociedade em que ocorrem.
Fenómeno social total: O fenómeno social total, trata-se de fenómenos que na suaestrutura própria, seja nas suas relações e determinações, têm implicações simultaneamente em vários níveis e em diferentes dimensões do real-social, sendo portanto susceptível, pelo menos potencialmente, de interessar a vários, quando não, a todas as ciências sociais. Os fenómenos socias são pluridimensionais, sujeitando-se como tal, a diferentes perspectivas de análise. Marcel Mauss estabeleceu que qualquer fato, quer ocorra em sociedades arcaicas, quer em modernas é sempre complexo e pluridimensional e todo o comportamento social remete para e só se toma compreensão dentro de uma totalidade.
Familiaridade com o social: Ideia preconcebida de que conhecemos a realidade social pelo facto de aí estarmos inseridos. A sociologia é uma ciência difícil porque nos parece já conhecer os fenómenos sociais, mas o que temos são visões parciais e valorativas desses fenómenos.
Família: É um grupo social doméstico baseado em relações de parentesco entre os seus membros (sangue, casamento ou adoção).
Família extensa: Família nuclear, ou seja, formada por pai, mãe e filhos e demais parentela.
Família nuclear: É um grupo doméstico formado por pai, mãe e filhos.
Família monoparental: É uma família formada por pai ou mãe e filhos. É fruto da viuvez, divórcio ou escolha de um dos progenitores.
Família recomposta: Estas famílias resultam de um novo casamento (ou união) com reunião dos filhos de casamentos anteriores.
bottom of page