top of page
Grupo Social: todo o tipo de agrupamento estruturado que possui uma existência durável no tempo e possui um código de normas, valores e comportamentos, que os indivíduos adotam nas suas interações quotidianas de modo contínuo. Existem valores partilhados e interesses comuns, bem como objetivos a atingir. Em qualquer grupo social há uma hierarquia e os seus membros possuem estatutos e papéis definidos. Os relacionamentos entre os membros dos grupos categorizam-se em primários e secundários. Por exemplo, numa organização militar, as regras que estipulam as interações são definidas formalmente, no caso, pelo Regulamento de Disciplina Militar (RDM), cada ator sabe qual é a simbólica utilizada para reconhecer a hierarquia, como agir perante superiores e subordinados, que tipo de gestos usar, linguagem adequada ao estatuto e papel de cada indivíduo da organização. O código usado, o discurso, os canais de comunicação, os gestos, os comportamentos esperados, a burocracia típica, definem uma estrutura e uma cultura própria da organização, os seus valores sociais, aos quais os indivíduos devem conformar-se, adequar a sua conduta. A função de uma estrutura militar é a defesa da soberania nacional. Um grupo social cuja estrutura é informal, sem que exista um código de normas, valores e comportamentos expressos em regulamentos, é a família ou o grupo de amigos. Estes também são coletividades estruturadas, mas o relacionamento é informal e a finalidade será a socialização. As regras, as normas, os valores, os comportamentos, variam e não existem de modo escrito e bem definido num código. Em síntese, qualquer grupo possui um sistema de interações recíprocas, independentemente do número dos seus elementos, e têm em comum as seguintes características:- Relações de proximidade e comunicações;- Interações contínuas;- Uma organização (formal ou informal);- Interesses partilhados;- Uma finalidade ou objetivos comuns;- Valores e normas aceites como válidas;- Uma linguagem;- Por último, mais relevante, o grupo supõe uma duração, contínua e mensurável num período de tempo.
 
 

Grupo primário: é a coletividade estruturada que geralmente é mais restrita em número de elementos e em que o relacionamento entre as pessoas é mais espontâneo e natural, onde é possível uma identificação com os valores culturais básicos. A família é um bom exemplo. 

 

 

Grupo secundário: é a coletividade estruturada em que há um maior número de elementos (uma escola, uma empresa, uma câmara municipal, uma estrutura militar) e o relacionamento é mais formal, impessoal, regido por códigos rígidos e hierárquicos, e onde as finalidades são tipicamente utilitaristas.

 

Grupo de pertença: é a coletividade estruturada à qual cada indivíduo pertence porque foi socializado para o efeito, adquirindo uma identidade e assimilando os valores, normas e comportamentos definidos no código cultural do grupo, sentindo-se integrado e dotado de estatuto e papel.

 

 

Grupo de referência: é o grupo ao qual um indivíduo não pertence mas que deseja pertencer e assume os seus padrões culturais, as suas normas, valores e comportamentos como modelo e código de conduta. Este desejo de mudança de grupo social visa sobretudo por parte do indivíduo materializar uma ascensão social. Origina conflitos e pode chegar inclusivamente a uma situação dúbia de desintegração social, acabando por rejeitar o seu grupo de pertença e não ser aceite pelo grupo de referência: o resultado são comportamentos anómicos. Este processo de tentativa de integração num grupo de referência chama-se socialização por antecipação ou auto socialização. Imagine um conflito entre a família de um indivíduo que assume como referência um grupo de criminosos xistentes no seu bairro e que acaba por ser expulso de ambos.

Globalização: Dimensão mundial das trocas, aliada às novas tecnologias de informação e comunicação, atinge todas as áreas da vida social: globalização económica, financeira e cultural.

 

Globalização Cultural: Difusão à escala mundial de informação, de valores e de símbolos culturais.

 

Globalização Financeira: É através da aplicação da comunicação eletrónica que é possível realizar transações financeiras de elevados montantes em qualquer parte do mundo bastando um computador com internet para cada operador. A compra e venda de ações por meio da comunicação via eletrónica, é um exemplo do papel da internet na globalização financeira.

Género: Ferramenta analítica para a compreensão dos processos sociais. Conceito relacional que remete para as diferenças sociais entre homens e mulheres, tradicionalmente inculcadas pela socialização, mutáveis ao longo do tempo e que apresentam grandes variações entre e intraculturas. Inclui as características culturais especificas que servem para identificar o comportamento de homens e mulheres.

bottom of page